
Portugal e Noruega debatem Serviços Públicos Online
A Secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Marques, apresentou alguns dados sobre a situação actual e desenvolvimentos futuros relativos à modernização dos serviços públicos em Portugal, durante o seminário “eGovernment The Future of Online Public Services in Norway and Portugal”, que se realizou no dia 29 de Maio, por ocasião da visita de Estado a Portugal dos reis da Noruega.
O seminário, organizado conjuntamente pelos dois países, constituiu um espaço de debate e reflexão sobre a temática do eGovernment.
Os dois países trocaram experiências que têm o objectivo de reforçar o acesso dos cidadãos e das empresas a serviços públicos, tornando-os mais próximos, mais fáceis de utilizar e mais céleres.
A Noruega é um dos dez países europeus mais avançados na disponibilização de serviços online. Portugal encontra-se em 3.º e 4.º lugares no último Ranking Europeu de Serviços Públicos Online, ao nível da “Disponibilização Completa Online de Serviços Públicos” e da “Sofisticação da Disponibilização Online de Serviços Públicos”.
A Secretária de Estado da Modernização Administrativa, Maria Manuel Marques, apresentou alguns dados sobre a situação actual e desenvolvimentos futuros relativos à modernização dos serviços públicos em Portugal, durante o seminário “eGovernment The Future of Online Public Services in Norway and Portugal”, que se realizou no dia 29 de Maio, por ocasião da visita de Estado a Portugal dos reis da Noruega.
O seminário, organizado conjuntamente pelos dois países, constituiu um espaço de debate e reflexão sobre a temática do eGovernment.
Os dois países trocaram experiências que têm o objectivo de reforçar o acesso dos cidadãos e das empresas a serviços públicos, tornando-os mais próximos, mais fáceis de utilizar e mais céleres.
A Noruega é um dos dez países europeus mais avançados na disponibilização de serviços online. Portugal encontra-se em 3.º e 4.º lugares no último Ranking Europeu de Serviços Públicos Online, ao nível da “Disponibilização Completa Online de Serviços Públicos” e da “Sofisticação da Disponibilização Online de Serviços Públicos”.
De facto os serviços on-line podem ajudar bastante... só se lamenta que muitas vezes os serviços não funcionem correctamente e ninguém assuma as responsabilidades por isso...
ResponderEliminarAtendendo à complexidade da sociedade actual, em que cada vez mais temos menos tempo para tratar dos nossos assuntos, é fundamental a flexibilização dos serviços e empresas. Embora, a realidade seja outra...serviços que não funcionam, deficiências no atendimento, antipatia...
ResponderEliminarÉ extremamente importante que os nossos governantes apostem no desenvolvimento dos serviços on line, para que Portugal se aproxime dos países mais evoluídos. No entanto, há que motivar as pessoas para usarem as novas tecnologias e isto passa pela educação dos mais novos. É neste contexto que o Governo estáa a apostar no uso do conpoutador e da internet, pelas crianças de faixas etárias bastante baixas.
ResponderEliminarHá que tudo fazer para que sejam as crianças e os jovens a fazer uso das novas tecnologias, uma vez que não podemos esquecer que estamos num país onde a taxa de pessoas iletradas é bastante elevada.