sábado, 24 de janeiro de 2009

SESSENTA POR CENTO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS ON-LINE

"Online Availability of Public Services"

A Comissão Europeia publicou recentemente o último e-Governement Report, intitulado “Online Availability of Public Services: How is Europe Progressing?”, realizado pela consultora Capgemini, que pretende avaliar o progresso verificado na União Europeia (UE) ao nível da disponibilização on-line de serviços públicos.
De acordo com os resultados apresentados neste relatório, tem-se vindo a assistir a uma melhoria da maturidade dos serviços públicos on-line disponíveis na UE, em apenas dois anos, Portugal passou de 14º para 3º na Europa em disponibilidade online de serviços públicos e de 13º para 4º na sua sofisticação;
Isto resulta de um esforço sistemático do Governo e de iniciativas como:
· a Empresa na Hora online,
· as novas funcionalidades disponíveis no Portal do Cidadão,
· o pré-preenchimento das declarações de IRS online,
· a criação do Netemprego,
· o desenvolvimento da Segurança Social Directa,
· o projecto Esquadra Séc. XXI,
· o projecto piloto de marcação de consultas online em 13 hospitais,
· a emissão de alertas por email e sms quando se aproxima a data de caducidade do passaporte,
· o lançamento do site para todo o processo candidatura ao ensino superior.
O relatório inclui Portugal entre os líderes do Governo electrónico na União Europeia e reconhece o nosso País como aquele que mais progrediu.
Relativamente a Portugal, o estudo revela que cerca de 60 por cento dos serviços públicos se encontram totalmente disponíveis na Internet.

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